Tuesday, February 05, 2008

Seita Diabolica



A Conferência Episcopal Espanhola veio esta semana, indirectamente mas de forma clara, pedir aos espanhóis para que votem no PP nas próximas eleiçöes de Março, o que despoletou a ira dos socialistas e dos defensores do estado laico. A Espanha, ou melhor o contribuinte espanhol entrega cada ano à Igreja Católica uma verba da ordem dos 5.000 milhöes de euros, em subvençöes de diversos tipos, pagamentos a padres que ministram aulas de religiäo nos colégios públicos, recuperaçäo de imóveis, isençöes de impostos, apoios a ONGs católicas, etc.
Com receio de perderem privilégios, ou que lhes possam vir a tocar "en el bolsillo" se näo ganhar o PP, arremetem os bispos de forma desavergonhada em matérias que näo lhes devia dizer respeito, ou seja a política. Isto depois da mega manifestaçäo do nacional catolicismo em Madrid a fazer lembrar o pior do regime franquista.
Desta vez saiu-lhes o tiro pela culatra. Há muitos católicos progressistas indignados, a Igreja espanhola está dividida pois muitos bispos tomaram o partido contrário, o Vaticano parece näo ter achado graça, o PP longe de ganhar certamente perderá votos a ponto de o beato Rajoy já estar incomodado com tanto barulho à volta da questäo. Com isto tudo a CEE já começou a recuar.
Zapatero deveria aproveitar para cortar a fundo, rever a Concordata, retirar-lhes as subvençöes. Que se autofinanciem.