Friday, August 01, 2008

Sim Senhor Presidente


Ontem recebi e-mails de Portugal dando conta de que Cavaco, o Presidente de todos os portugueses, havia interrompido as férias para fazer nessa noite uma importante declaraçäo ao País. Consultei logo a imprensa portuguesa on line, para tentar saber o que se passava e verifiquei que de facto a expectativa no país era grande e o mistério ainda maior. Ao seu bom estilo o Presidente fazia "caixinha" do teor da comunicaçäo.

Será que vai pedir perdäo aos espanhóis pelo 1640 e devolver a massa falida? - Pensei eu maliciosamente.

Ou será que finalmente descobriram petróleo no Beato?

Assim, prescindi de ver como sempre o Telediário da TVE - sempre uma notável peça de informaçäo (de fazer corar de vergonha os alinhamentos e notícias das TVs portuguesas) - para sintonizar a RTP Internacional e satisfazer a minha curiosidade com o que de täo importante teria Cavaco a dizer.

Apareceu o mesmo Cavaco de sempre, inseguro, algo nervoso, para depois começar com a sua peculiar voz meio esganiçada a falar de algo que aos portugues lhes importa "un huevo" ou seja o estatuto dos Açores. Os espanhóis chamariam àquilo "una chorrada".

Enfim, pensei, nada de novo daquelas bandas. Aquilo continua sendo um país de anedota.

Mudei de canal e nessa noite dormi melhor. Com a tranquilidade de quem fez uma opçäo acertada ao por-se a milhas desse país de doidos.