Monday, December 04, 2006

O Alhambra



"Chora agora, como uma mulher, o reino que não soubeste defender como um homem!"

Esta foi a célebre frase que a mãe de Boabdil lhe digiriu baixinho, quando acompanhados pelo seu séquito, deixavam para trás o Alhambra e atravessando a Sierra Nevada se dirigiam a África, ao exílio. Boabdil acabava de entregar o seu reino - sem luta - a Fernando e Isabel de Castela, pondo assim fim ao último reduto do islão em solo ibérico. Para trás ficavam dez anos de intensas lutas, até que o reino mouro se desse por vencido.
O acordo de capitulação previa que os mouros poderiam permanecer no seu território conservando a sua religião, as suas leis e até os seus próprios magistrados.
Sob estas condições, os reis católicos entravam triunfantes no Alhambra no dia 2 de Janeiro de 1492.Logo no dia seguinte, começavam a fazer tábua rasa das condições acordadas. A barbárie cristã, começaria a ditar a força da sua lei e a vida nestes reinos, outrora um oásis de tolerância e bem estar, tornar-se-ia a pouco e pouco num inferno.
Nenhuma residência real, poderá ascender a estar tão perto do sublime, como o Alhambra e os jardins do Generalife. Eles são a marca deixada para a posteridade por uma civilização que havia atingido o seu apogeu e onde muçulmanos, judeus e cristãos sempre haviam convivido num espírito de tolerância e paz, até que o absurdo aconteceu.
O Alhambra foi construído entre os séculos XII e XIV por vários monarcas da dinastia dos Nasrides, que governaram o Reino de Granada até à data da sua capitulação. Numa extrema harmonia de ligação entre palácios, pátios e jardins, aí se combinam de forma magistral simetrias e assimetrias, jogos de luz e sombra, sons de àguas e silêncios, lagos procurando a dupla perspectiva do reflexo da àgua, pavimentos de mármore, azulejos, gessos esculpidos, claustros de madeira. Sempre na busca perpétua do bem estar do espírito de acordo com a fé corânica.

No seu livro "A Cidade Moderna", Le Corbusier fala do Alhambra como exemplo de concretização das modernas teorias sobre arquitectura pela "combinação inteligente, correcta e magnífica de volumes unidos sob a luz".

O Alhambra é o monumento mais visitado de Espanha. Considero imprescindivel que também o conheça.